terça-feira, 4 de agosto de 2015

RESOLUÇÃO POLÍTICA NEC_PT - A SEGUNDA PRISÃO DE JOSÉ DIRCEU

Qual a importância da nova prisão de José Dirceu? Nenhuma!

Dirceu foi retirado do tabuleiro político em 2005, tornou-se inelegível e cumpre pena de prisão depois de sofrer um julgamento político no Supremo Tribunal Federal. Não representa ameaça eleitoral e nem mesmo tem influência preponderante no seu partido.

Do ponto de vista de um juiz também carece de função prender alguém que já está preso! Afinal, Dirceu cumpre pena de prisão domiciliar em Brasília. Não pode viajar. Só sai para o trabalho. Por que, então, prendê-lo?

Estranhamente, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região havia negado o pedido de habeas corpus preventivo da defesa de Dirceu. Agora sabemos porquê.

Dirceu foi preso porque a operação Lava Jato precisa de um espetáculo por semana. Os “grandes nomes” já se esgotaram. Empreiteiros famosos e políticos do PT já estão presos. Requentaram Dirceu pela simbologia que seu nome ainda guarda na história da esquerda brasileira e por seu histórico de luta contra a elite nacional predatória. Não podem prender Lula, ao menos sem graves e imprevisíveis repercussões nacionais e internacionais.

O erro de Dirceu foi ter encarado todo o julgamento no STF como algo passível de defesa jurídica. Tratava-se de julgamento político e, como tal, ele deveria ter denunciado o tribunal, despedido os advogados e feito sua própria defesa. A ilusão de que bons advogados conseguem ao menos redução de pena caiu por terra no seu caso. Sempre haverá outro juiz midiático, instrumento e operador incluso da elite, pronto para lhe impor mais uma pena.

As opções políticas de Dirceu podem ter sido erráticas, mas respeitamos seu passado militante. Hoje, estamos diante de uma escalada de terror que pretende mais uma vez jogar a esquerda na ilegalidade. Incapaz de ganhar eleições, a direita apela a um golpe. Dessa vez de natureza jurídica.

O Governo se acovarda e tenta salvar a própria pele. Lula se cala. Talvez o último ato político que possa fazer José Dirceu reencontrar sua história seja este: Denunciar o golpe e defender-se a si mesmo.

Núcleo de Estudos D' O Capital - 04/08/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário